A Montaria de Vishnu - GARUDA

18:36



Garuda é uma criatura mística presente na mitologia hindu. A descrição de sua aparência conta com algumas variações, mas geralmente é retratada como um ser meio humano, meio águia. É chefe de todas as aves e possui natureza solar, sendo assim inimigo das serpentes, que possuem natureza lunar. Atua como montaria de Vishnu e muitas vezes associado à figura da ave Fênix, presente em outras mitologias.

Conta o mito que a mãe de Garuda, Vinata, perdeu uma aposta para a irmã dela, Kadru, mãe de todas as serpentes e, por isso, tornou-se sua escrava. Garuda consultou as serpentes sobre qual seria o preço a ser pago pela liberdade da mãe e descobriu que Kadru libertaria Vinata apenas em troca do amrita, o elixir da imortalidade. Acontece que o precioso elixir ficava em posse dos deuses maiores do panteão hindu, sendo extremamente bem guardado por eles. Garuda decide então enfrentar todas as armadilhas dos deuses em troca da liberdade de sua mãe.

Depois de vencer muitos desafios para conseguir o amrita, Garuda se depara com o próprio Vishnu que, aparentemente prefere negociar ao invés de brigar. O deus oferece conceder a imortalidade a Garuda caso se disponha a tornar-se sua montaria. Garuda aceita e o trato é selado, mas apenas por que os seus esforços são pela mãe, e não em benefício próprio.

Outro ser divino que Garuda deve enfrentar para conseguir o amrita é Indra, deus da guerra, das tempestades e das chuvas. Novamente o homem-águia consegue fazer um acordo e juntamente com Indra desenvolve um plano para conseguir a liberdade da mãe. Indra apenas exige que o elixir da imortalidade seja devolvido intacto. Garuda leva então o amrita às serpentes e à Kadra, mas exige delas que façam suas abluções e purificações antes de sorver o precioso líquido, protocolo exigido de qualquer um que queira tornar-se digno da imortalidade. Vinata, a mãe escravizada de Garuda, é finalmente libertada.

Vendo sua mãe a salvo, Garuda coloca em prática o ardil planejado com Indra: assim que Kadru e as serpentes se viram para cumprir o ritual de purificação, Indra surge repentinamente e recupera o amrita para os deuses, deixando as serpentes enfurecidas.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários