SOBEK - O Senhor do Nilo

20:08



SOBEK era um dos principais deuses cultuados no antigo Egito, sendo geralmente representado com um corpo de homem e cabeça de crocodilo. Em grego é chamado de Suchos e por essa razão seus servos são chamados de "Petsuchos", que também foi o nome dado a um crocodilo que viveu no templo de Fayum e era adorado como a reencarnação do próprio deus. 

Era considerado deus da fertilidade, da vegetação e da vida, também associado à paciência, à astúcia e à crise. É considerado o senhor do rio Nilo, protegendo o povo contra invasores e também contra ataques de jacarés e crocodilos. Acreditava-se ainda que o Nilo havia sido criado por ele, a partir de seu suor. Com o tempo, o seu grau de importância se tornou tão grande que, a partir do Império Médio, Sobek foi assimilado ao deus Rá, passando a ser chamado por Sobek-Ré

Durante esse período, até após a transição para o "Segundo Período Intermédio", vários faraós adotaram nomes em referência ao deus, como "Sobekhotep" (Sobek está satisfeito) ou "Sobekneferu" (Belo(a) Sobek. - Não por acaso, o Faraó que adotou esse nome era uma mulher). 

Apesar de comumente visto como um deus bondoso, devido ao seu caráter protetor, além de sua ligação com a fertilidade, também tinha relação com a morte e o enterramento, sendo inclusive acusado de ter devorado o coração de Osíris após este ter sido morto pela traição de seu próprio irmão Seth. Por outro lado, passou-se a acreditar que Osíris teria se assimilado a Sobek, pois, segundo os egípcios, assim como o Sol todos os dias saía da terra para o céu, todos os dias o crocodilo saía da água, associando Sobek tanto a Osíris quanto a Rá.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários